domingo, 5 de julho de 2009

FDS

Fim de semana estranhíssimo. Muito cansativo, mas isso já estou habituada. O que não contava era ver-me confrontada com o passado de uma maneira tão directa, tão crua e tão confusa.

Sentir-me a resvalar por mim abaixo em decisões, opções e sentimentos já considerados consolidados foi extraordinariamente complicado. E sentir-me dividida foi do mais estranho que há. De repente, dei por mim a pensar que tinha o meu Norte de um lado e o meu Sul do outro. Pontos opostos que encontramos na mesma linha. Diferentes, mas com algumas características idênticas. Eu no meio, a olhar para tudo. A tentar encontrar o sentido das coisas, a tentar não me perder mais uma vez. E a escolher um caminho que nunca escolhi, optando por um comportamento que nunca tive, sem saber se fazia bem ou mal. Sempre fugi, sempre apaguei, sempre fiz desaparecer quem não interessava. Não me apeteceu desta vez. Estranhamente.

Um telefonema, ontem, ajudou a pôr algumas ideias em ordem. 'Cabeça no sítio!', foi a recomendação. 'O que já foi arrumado, já foi arrumado! Mesmo que se desarrume, agora já sabes o seu lugar.'

A minha grande dúvida é se saberei. Face às minhas escolhas, face às minhas decisões, acho que sim. Depois de decidir, depois de agir, senti-me intacta naquilo que sou hoje, naquilo que já construí. Há uma árvore em pé, um tronco de raízes firmadas no chão que é sólido, que é robusto. Por mais cicatrizes que tenha, já não há veios à vista, a soltar resina. A melhor imagem que encontro é de mim mesma de pés agarrados ao chão a olhar o horizonte. Segura, bem direita. Eu.

Embora esteja ainda a quente e não seja nada fácil governar o meu coração neste momento, tenho a impressão de que, no fim, isto me vai fazer bem. Estou com as ideias completamente desarrumadas, mas tenho agora a possibilidade e a capacidade de as arrumar melhor do que estavam. No meio de tudo, e porque tenho vindo a aprender a olhar para o que de bom as situações têm, é o que vale.


2 comentários:

Minhoca disse...

Acho q depois de arrumadinho, msm q se tire do sitio, sabemos onde voltar a arrumar, mas isso so e possivel se realmente estiver tudo no seu sito qnd alguem resolve tirar do sitio :)

mf disse...

É, tens razão. Estas coisas servem para irmos medindo como estamos. Como os aparelhos de tensão arterial ou as balanças. ;)

Assim se faz caminho. O importante é ir andando.

Beijo