quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Carta para a Nikky

Minha querida Nikky,

eu sei que tu tens aí pelo teu estaminé uma pessoa praticamente embatível na sua sabedoria. Mas eu fui avençoada com várias jóias dessas e até lhes pedi ajuda para te escrever. Podia por começar a falar da superidade dos conhecimentos manifestados. De facto, tenho vindo a aprender muitas coisas. Por exemplo, somos um povo que nos adaptamo-nos facilmente. Sobretudo a Espanhã. É que a unica coisa que separa os portugues dos espanhois é o mar que está entre os dois. Ou não sabias tu que, antigamente, portugal situava-se no mediterraneo e no oceano Atlântico? Ou seria no Mediteraneo e no Atelantico? Já não sei bem.

Sei, contudo, que nós, portuguêses, temos um pais onde o desaperecimento de S. Sebastiam deixou muitas marcas. Mas o patriotísmo abunda e nós somos um povo únido e que sabe infrentar todas as situações. Vamos longe, nem que seja num barco à bela. Ou num varco a vela. O importante é levar o Magalhães, que ele resolve tudo, sobretudo os problemas da lingua.

De facto, as novas tecnologias são muito importantes. Repara: surgiu a queda do muro de Berlim e os mass média em 1890. Em simultâneo porque a queda do muro de Berlim foi assistida por muitas pessoas atravéz do meio de comunicação - a televisão. Mas não ficamos por aqui. Sabias que com o surgimento das novas tecnologias passaram a existir várias formas de falar a língua portuguesa? Toda a gente sabe que a lingua actualmente sofreu alterações porque nos nossos
ante passados utilizavam-se certos vocabulários que hoje não fazem sentido
. E que nos precisamos de inovar a língua! Senão ainda apare-se aí um dia alguém a falar de genofobia, misceginação, fluxos emigratórios ou dos velos locais de lazer de Macao e depois nós nem sequer temos vocabulário para preguntar o porque de eles virem visitar este cantinho à beira-mar plantado. De facto, porquê veêm eles para aqui? Vêm á busca de quê?

Mas não te preocupes. Poderam dizer que, dependendo da época ou altura a que se refere, no tempo, existiu uma época onde estávamos todos em maus lençóis, mas sei de fonte segura que agora estamos na rota do sucesso escolar. Derivado aos problemas da escola, que para nós era um deserto o qual não o pizar, o Governo pôs mãos à obra, descobrio a solução e instituio mudanças muito boas. E nos últimos anos criou-se um ambiente proprício para o sucesso, enrequecendo a cultura de todos. Os jovem são uns erois que estudam muitíssimo e os professores não são pressionados a passar quem não sabe nada. Poderia-mos pensar é que isso é um insulto e uma injuntiça de quem concidera que o facilitismo está instalado.

Tendo em conta que estas jóias de que falo têm todas o 12º ano de escolaridade, comesa-se a criar em mim a ideia defenida de que, na realidade, andam por aí uns individos que, atravez de boatos e rumores, andam é atráz de votos, pelo que só sabem caluniar os nossos governantes. Eles, coitadinhos, não governam para as estatísticas nem para as eleições e quando se aperceberam que estas eram importante, no entanto, foi neste caso foi por interesse. Percebeste? Eu também.

Por fim, deixa-me avisar-te: apesar de depois até acabarmos por aceitarmos estas coisas, demora um bocadito a compreender a nova lingua que nos rodeia. É que, com consequência de que ficarmos isolados na nossa sabedoria, às vezes deixamos passar estas oportunidades para evoluir.

Fica bem. Um soriso para ti, irmã de armas.

O Ouriço







Disclaimer: As frases e expressões em itálico são verídicas, mas NÃO são da autoria do Ouriço. Só para que se saiba. ;)

6 comentários:

R. disse...

Ah!, logo bêsse k n éras capáz de de hescrever tanto e também. Assim kom ajuda tb eu!

R.

Princesa Canela disse...

LOL!

mf disse...

R.:
É difíssil tere imajinasão para tanto, é... Á que pedir ajuda, num axas? ;)

mf disse...

Princesa Canela:
Mesmo sendo trágico, eu fartei-me de rir. Couldn't help it...

Nikky disse...

=D simplesmente...

mf disse...

Nikky:
;)