quarta-feira, 5 de agosto de 2009

España

Amanhã estarei em Espanha. Até dia dez não sei se darei notícias, mas espero que sim. O meu caminho cruzou-se com os nossos vizinhos desde a Universidade. Vivi em Salamanca um ano, um dos que recordo com mais saudade. Pelos amigos, pela experiência, pelo alargar súbito de horizontes. Em Salamanca sinto-me sempre em casa, talvez porque a cidade me recorda a Coimbra onde nasci. Não é para lá que vou, mas não andarei longe.

Espanha cruza-se na minha vida ainda de outra forma. Um dia gostava de fazer a árvore genealógica da minha família e tenho a impressão que, sem surpresa, viria a descobrir uma costela castelhana por entre as minhas. A bem dizer, se o meu apelido fosse o correcto, eu teria o nome de uma cidade espanhola. Mas o meu avô paterno e respectivo irmão gémeo mudaram a ordem do destino: criados desde tenra idade por um padrasto a quem sempre viram como um pai, acabaram por adoptar o nome deste. Resultado: na aldeia do meu pai há duas famílias com o mesmo apelido, mas sem quaisquer laços de consanguinidade, e uma outra que aparentemente nada relaciona connosco, embora sejamos família. A bem dizer, eu gostaria de ter o meu nome espanhol. Porque mais vale um nome que nos lembra os safados dos castelhanos do que um outro que nos transporta para a santidade dos conventos.
É que, como li um dia (onde, senão em Espanha?): ‘Las niñas buenas van al cielo. Las niñas malas van a todos lados.’

4 comentários:

R. disse...

Já estou a imaginar:

"Ouriço de Guzmán y Saavedra" - !Que precioso! :)

E nunca ouviste dizer "De Espanha nem bons ventos..."? (a frase fica a meio porque já vejo os picos a tomar posição...).

R.

LBJ disse...

Boa viagem, boa menina má :)

mf disse...

R.:
Não acertaste, lo siento! Eh eh

Quanto ao resto: 'nem bom casamento'? Não há problema com os picos, eles estão sossegadinhos quanto a isso. Os homens serão sempre homens, independentemente da nacionalidade. Uns bichos esquisitíssimos que, por mais que se queira, não se entendem nem por nada! :)

mf disse...

LBJ:
Ui... Muy buena, sí! Muy mala, tanbién! :D